quinta-feira, 12 de maio de 2011

12 de maio - Dia do Enfermeiro!

GENTE QUE CUIDA DE GENTE
Enfermagem é a arte de cuidar e a ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico, desenvolvendo de forma autônoma ou em equipe atividades de promoção, proteção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde. Profissão que nasceu da solidariedade ao próximo, do bem cuidar, exercida em sua maioria por mulheres que muitas das vezes desempenham uma jornada dupla, sendo profissionais ativas, mães, esposas, cuidadoras do lar e acima de tudo mulheres.
No Brasil, o enfermeiro é um profissional de nível superior da área da saúde, responsável inicialmente pela promoção, prevenção e na recuperação da saúde dos indivíduos, dentro de sua comunidade. É um profissional preparado para atuar em todas as áreas da saúde: assistencial, administrativa e gerencial. Na área educacional, exerce a função de mestre, preparando e acompanhando futuros profissionais de nível médio e de nível superior. Dentro da enfermagem, encontramos o enfermeiro, técnico de enfermagem e o auxiliar de enfermagem, com funções diferenciadas, possuindo qualificações específicas.
A categoria apóia o compromisso da gestão pública em trabalhar pela melhoria da qualidade da saúde do município, uma vez que entende que SAÚDE é algo primordial para a vida da população. Todos conhecem as características do trabalho de Enfermagem – convívio com a dor, sofrimento e doença, turnos ininterruptos, sábados, domingos, feriados, compromisso e dedicação nos horários de trabalho e em alguns casos muito além. Um retrato nacional nos preocupa, como: ás más condições de trabalho e pouca valorização que têm levado à insatisfação e adoecimento. Reafirmamos que acreditamos nesta gestão e nos colocamos à disposição como sempre fizemos para o bem de nossa sociedade Douradense. Afinal gente que cuida de gente não merece adoecer por desvalorização profissional.
Cientes dessa realidade alguns representantes da categoria política, estão engajados na aprovação dos projetos de lei para regulamentação da carga horária de 30 horas semanais e do piso salarial da Enfermagem. Na saúde pública, exercem papel relevante, uma vez que desenvolvem a prática do cuidar, assistir, orientar e construir políticas públicas, muitos projetos são viabilizados pelo ministério da saúde e/ou secretária de estado pela competência técnica deste profissional. Sendo assim, gerenciar é uma ação indissociável para o enfermeiro uma característica marcante de nossa profissão nacional e internacionalmente.
Fonte -  AEGD: Associação de Enfermeiros da Grande Dourados MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário